Apresentação
PDF Imprimir E-mail

Creative Commons License  ISSN 2236-4110


Apresentamos ao público leitor a Revista do CEMOP– Centro de Memória Operária e Popular.

O principal objetivo que norteou esta iniciativa foi e será o de organizar e disponibilizar um espaço especial e inteiramente dedicado às idéias, estudos, pesquisas, análises, documentos e tudo o mais que esteja direta ou indiretamente relacionado à(s) Classe(s) Trabalhadora(s), seja do Brasil, ou de outras partes do mundo.

Esta categoria social que para muitos passou a invisibilidade, mas sem a qual nenhuma lâmpada sequer se acende. E que para nós, segue como categoria central para a análise e compreensão da(s) sociedade(s) capitalista(s) e para o pensamento e a ação relativos à superação da(s) mesma(s).

É nosso objetivo que a revista, do ponto de vista formal, tenha todos os atributos acadêmicos, sem, contudo, limitar-se a tal perfil no que diz respeito ao conteúdo. Neste sentido, ela terá também um caráter militante.  

Este é somente o primeiro passo e esperamos que a revista siga adiante e tenha longa vida como ferramenta para o diálogo entre diversos pontos de vista. E como espaço para publicações dos que já se dedicam a pensar sobre a(s) Classe(s) Trabalhadora(s), seja nas universidades, como nas organizações políticas e nos movimentos sociais.

É importante dizer também que a revista cumprirá papel central entre as atividades que o CEMOP desenvolve. O centro, que hoje atua como curador e organizador do acervo de documentos do Movimento das Fábricas Ocupadas, têm também outros braços, e entre eles um editorial. Mas a este último faltava um espaço de participação e debate mais amplos, que pretendemos que seja esta revista.

Estão todos e todas convidados(as) a participar!